Day Use em Ubatuba – SP


 
Considerada uma das 15 Estâncias Balneárias do Estado de São Paulo, Ubatuba é uma das regiões mais bonitas do litoral norte paulista!

Natureza, praias, cachoeiras, mergulhos, passeios de escunas para as ilhas, Aquário de Ubatuba com mais de 100 espécies e visita ao TAMAR são algumas das atrações de Ubatuba. Porém, selecionei um “roteiro urbano”, pois em apenas um dia você não poderá conhecer tudo que a cidade tem para oferecer...


Comece o passeio pela praia de Itaguá. Esta praia está localizada na orla central da cidade e possui excelente infraestrutura turística por abrigar diversos bares, restaurantes, quiosques, agências de turismo e hotéis. 

Não esqueça de passar na igreja Nossa Senhora das Dores, pois há uma curiosidade bem bacana: a antiga capela, que não comporta mais os fiés de outrora, fica logo ao lado. É possível visitar as duas...


Depois siga caminhando ou de bike (aluguel na agência Discover) até a sede do Projeto TAMAR, que fica bem próximo. Placas de sinalização estão posicionadas no caminho. Para conhecer o centro de visitantes da base TAMAR você paga um valor (R$ 13,00 na época) e pode ficar a vontade. São diversos tanques e aquários com quatro espécies de tartarugas marinhas, museu com peças biológicas (ossos, cascos e esqueletos), museu Caiçara, lanchonete e loja com artigos TAMAR.

 
Agora é hora de conhecer o Aquário de Ubatuba, que também está muito próximo ao TAMAR. No início da orla da praia do Cruzeiro você já se depara com o esqueleto original de uma baleia Jubarte exposto a céu aberto. Ela encalhou na praia, já morta, em outubro de 2000.

O Aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1996 e possui mais de 20 tanques, sendo um deles, um dos maiores do Brasil com 80 mil litros de água do mar. Outro tanque bacana é de contato, onde o visitante pode tocar em alguns animais marinhos (com orientação dos monitores). O aquário oferece muitas outras atrações. Tem até pinguins...


Depois de ver raias, tubarões, peixes e crustáceos, vai bater aquela fome... Será hora de partir para uma das praias mais visitadas de Ubatuba – praia do Tenório. Ela fica à aproximadamente 5 km do aquário e você terá que passar por dentro de um condomínio para chegar. Um lugar paradisíaco com águas quentes e transparentes. Recomendo o quiosque Tio Dero, pois a caipirinha e os petiscos são deliciosos.

Antes de “levantar acampamento”, siga por uma pequena trilha e vá até a praia Vermelha. Bela, selvagem e sexy. Ideal para surfistas, pois o mar está sempre agitado...


Dicas:
# Vale a pena ficar mais um dia em Ubatuba para conhecer a Ilha Anchieta. Neste local existiu um presídio que, no passado, foi utilizado para manter presos políticos. O passeio proporciona um belo visual da Mata Atlântica preservado pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, praias belíssimas, trilhas ecológicas e visita às ruínas do antigo presídio.

# Se puder ficar um pouco mais, visite a Praia Grande, uma das praias mais concorridas da região. Possui uma boa infraestrutura turística com bares e restaurantes e água transparente e esverdeada.

# TAMAR: Rua Antônio Athanásio da Silva, 273 - Tel.: (12) 3832-6202.

# Aquário de Ubatuba: Rua Guarani, 859 - Tel.: (12) 3834-1382.

# Secretaria de Turismo: (12) 3833-9887

# Centro de Informações Turísticas: (12) 3832-4255

# Pontos de Táxi: Anchieta: (12) 3832-1460 / Litorânea: (12) 3832-1085 / Praça Nóbrega: (12) 3832-1157


# Agência Discover: (12) 3832-5263 / E-mail: contato@discoverubatuba.com.br

Curiosidade:
Os índios tupinambás viveram nessas terras no século XVI e batizaram-na com o nome Ubatuba, que significa “ajuntamento de canoas”.



Complexo Cultural da Marinha – Praça XV - RJ

Um passeio surpreendente que pode ser realizado, com toda a família, sábado ou domingo à tarde.


Sugiro que seu roteiro comece pelo Museu Naval onde há uma exposição permanente chamada “O Poder Naval na Formação do Brasil”. São sete salas onde o visitante encontrará objetos e obras de arte, coleções de modelos navais, canhões dos séculos XVI e XVII, maquetes etc. Aberto de terça a domingo de 12h às 17h. Rua Dom Manuel, 15 - Praça XV - Centro. Entrada gratuita. Tel.: (21) 2104-5506.


Depois siga para o Espaço Cultural da Marinha, que fica bem próximo ao Museu Naval. Logo na entrada você aprecia a Galeota D. João VI, construída em 1808. No pátio também é possível ver o imponente helicóptero Sea King. Em seguida, embarque numa aventura dentro do Navio-Museu Bauru, no submarino Riachuelo e na Nau dos Descobrimentos. Aberto de terça a domingo de 12h às 17h. Av. Alfred Agache, s/n - Praça XV - Centro. Entrada gratuita. Tel.: (21) 2104-6025.



Depois de tantas descobertas, é hora do passeio marítimo à Ilha Fiscal. O acesso à ilha normalmente é feito pela escuna Nogueira da Gama. Quando a escuna está em manutenção ou em caso de mau tempo, o acesso é feito por micro-ônibus com saídas as 12h30, 14h e 15h30. O ingresso é vendido a R$ 25,00 (inteira) no Museu Naval. Tel.: (21) 2104-6721.


Projetada pelo engenheiro Adolpho Del Vecchio, em estilo gótico-provençal, a edificação da Ilha Fiscal foi concluída em 1889 e inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II. Possui esse nome porque sua finalidade inicial era de posto alfandegário para os navios mercantes que aportavam na Baía da Guanabara.


A Ilha Fiscal é famosa pelo evento que marcou o “último baile do império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. A visitação é guiada em três partes: Torreão (torre central do castelo), ala do Cerimonial (salas de estar e jantar) e exposição (com cenário representando o último baile do império e convite original da festa).

Um passeio encantador, repleto de histórias e curiosidades do Império...