Cuba - parte IV

O dia 15 já começou com um calor de mais de 30 graus! Tomei café e entrei na internet caríssima da casa da Fini (05 CUCs por meia hora). Aliás, a internet em qualquer lugar é cara. Depois fui trocar mais dinheiro no shopping e desta vez, me pediram o passaporte. Como ele ficou “retido” com a Fini, arrisquei outra CADECA. Consegui trocar sem dificuldade e peguei um táxi para o zoo municipal. Queria conhecer a fauna da região, mas o zoológico estava fechado para manutenção (normalmente ele só fecha as segundas-feiras). Acabei conhecendo o senhor Raul, o porteiro do zoo. Ele me deu várias dicas legais, ou melhor, “ilegais” para conhecer a cidade e acabei indo para o Aquário Nacional (bairro La Copa) em guagua (ônibus coletivo). Troquei uma moedinha de 10 centavos de CUC com uma moradora no ponto de ônibus por pesos cubanos (moeda proibida para turistas) e peguei a linha 179, que me deixou em frente ao aquário.

Aquário de Cuba - Havana
Sorveteria Coppelia - Havana
Espetáculo dos Golfinhos
No Aquário Nacional, além de conhecer toda a rica vida marinha, você poderá desfrutar da bela apresentação dos golfinhos, que acontece pontualmente às 17h. Como cheguei de manhã, passeei pelo aquário e fui almoçar num centro gastronômico que fica bem em frente. Lugar agradável, com boa comida, mas na hora da conta... Eles cobraram mais caro do que deveriam. Como boa malandra - carioca - que sou, já havia anotado os preços do meu pedido. Mandei refazer a conta e aí ficou tudo certo... Voltei ao aquário para o ver o espetáculo dos golfinhos, mas o show foi interrompido, depois de 15 minutos, por causa de uma tempestade, comum nesta época do ano. O pessoal do parque não devolveu o dinheiro da entrada (05 CUCs), mas deixou-me voltar outro dia que não na segunda-feira, pois fica fechado. Mesmo pouco, foi lindo!

Como o calor estava demasiado, então fui para a Heladería Coppelia (bairro de Vedado), ponto de parada dos estudantes em Havana. Além de linda, a sorveteria é contagiante! Senti uma vibração leve, solta, divertida e extremamente interessante. Cheguei mais ou menos 17h, horário de saída das escolas e estava cheia, com fila para entrar, mas foi super rápido. Dica: fique na fila, pois os preços para cubanos são MUITO menores. As mesas são dispostas para grupos de 04 a 10 pessoas e como eu estava sozinha, o recepcionista me alocou com uma galera da Universidade de Havana (08 jovens). Imaginem minha felicidade! Logo fiz amizade e perguntei qual era o melhor sabor. A maioria respondeu: “morango” e foi o que eu pedi... Paguei 25 centavos de CUC (cerca de R$ 0,60) por 04 bolas de sorvete e um copo de água. Amei! Amei! Amei! É um local em Cuba que ninguém pode deixar de ir, famoso pelo filme cubano “Fresa y Chocolate”. Super recomendo!


Mapa: autenticacuba.com
Fotos: Barbara Santos – barbaracristinasantosrj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário